
A cerimônia aconteceu no Salão Pantanal, na sede do Tribunal, em Campo Grande (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou, na manhã desta sexta-feira (19), da solenidade de posse administrativa da procuradora do estado Ana Carolina Ali Garcia como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS).
A cerimônia aconteceu no Salão Pantanal, na sede do Tribunal, em Campo Grande, e marcou o ingresso da magistrada na Corte estadual pela vaga destinada à advocacia por meio do quinto constitucional.
“A Defensoria Pública deseja êxito à desembargadora Ana Carolina Ali Garcia nesta nova etapa. O fortalecimento da atuação conjunta entre as instituições contribui para a ampliação do acesso à Justiça e para o atendimento das demandas da população sul-mato-grossense”, disse o defensor-geral.
A nomeação de Ana Carolina Ali Garcia foi oficializada pelo governador Eduardo Riedel e publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (18). A escolha ocorreu a partir da lista tríplice encaminhada pelo Tribunal de Justiça após votação do Tribunal Pleno.
Durante o evento, a nova desembargadora destacou a responsabilidade de representar a advocacia sul-mato-grossense e reafirmou o compromisso com o exercício da função pública.
Com mais de 20 anos de atuação na área jurídica, Ana Carolina Ali Garcia é graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atuou na advocacia privada, exerceu o cargo de técnica judiciária no próprio Tribunal de Justiça e ingressou na Procuradoria-Geral do Estado em 2003.
Em 2005, assumiu o cargo de procuradora do Estado. Entre 2022 e 2025, ocupou a função de procuradora-geral do Estado.
“Espero que tudo isso reunido possa produzir uma juíza justa e humana. Trabalhei arduamente para isso”, afirmou.
Com a posse, a magistrada passa a integrar a 2ª Câmara Cível e a 1ª Seção Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

