Defensoras públicas no 2º dia de ação durante blocos de carnaval. (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou a campanha Defensoria na Folia - Educação em Direitos no Carnaval de Rua nos dias 14 e 17 de fevereiro. A ação itinerante percorreu a Esplanada Ferroviária, em Campo Grande, com foco na educação em direitos e na prevenção de violações durante os festejos.
Coordenada pelo Núcleo Criminal (Nucrim), a iniciativa mobilizou equipes multidisciplinares com a participação dos núcleos de Defesa das Mulheres (Nudem), do Direitos Humanos (Nudedh), além da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP). Durante a atuação, as equipes distribuíram materiais informativos sobre assédio, abordagem policial e violência, além de divulgarem um formulário digital para registro de denúncias.
Defensoras, servidoras e servidor na explanada ferroviária durante o 1º dia de ação. (Foto: Ellen Albuquerque)
A instituição manteve, ainda, a presença entre as pessoas participantes por meio de rondas itinerantes. A visibilidade da ação contou com o apoio do bloco Cordão Valu, que registrou agradecimento público à instituição durante a abertura do evento.
A coordenadora do Nucrim, defensora pública Francianny Cristine da Silva Santos, avaliou a execução do projeto e o trabalho conjunto das equipes.
Coordenadora do Nucrim, Francianny Santos, em distribuição de material educativo. (Foto: Ellen Albuquerque)
"Realizamos uma ação comprometida e com propósito, junto à população, com a distribuição de materiais e orientações sobre direitos, o que marca a presença da Defensoria no Carnaval de forma positiva. O espírito de equipe e o trabalho em parceria entre os núcleos fundamentam essa experiência", afirmou a coordenadora.
A campanha também contou com a participação da coordenadora da ESDP, Débora Maria Paulino de Souza; das defensoras do Nudem, Thaís Dominato Silva Teixeira e Graziele Carra Dias, e do Nucrim, Carmen Silvia Almeida Garcia.
Material da Defensoria Pública que foi distribuídos entre foliãs e foliões. (Foto: Ellen Albuquerque)
Encerramento do 2º dia de ação. (Foto: Vitor Ilis)

