
A implantação da Sala Lilás foi viabilizada, por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul inaugura nesta quinta-feira (4), às 16h, a Sala Lilás na Unidade Fácil Aero Rancho, em Campo Grande.
A iniciativa integra o projeto “Em Defesa Delas”, que tem o objetivo de promover educação em direitos, fortalecer a proteção às mulheres e ampliar o acesso à justiça para vítimas de violência de gênero.
A implantação da Sala Lilás foi viabilizada, por meio de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Projeto
O projeto “Em Defesa Delas” prevê a descentralização do atendimento às vítimas de violência, levando os serviços da Defensoria para espaços de fácil acesso à população.
A iniciativa contempla:
3 salas na rede Fácil em Campo Grande;
1 sala no Nudem (Núcleo de Defesa das Mulheres), também na Capital;
1 sala no Poupatempo de Dourados.
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparni, destaca que os locais oferecerão atendimentos remotos com escuta qualificada, assegurando suporte jurídico e psicossocial às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. “Nossa proposta é democratizar ainda mais o acesso à justiça e avançar no nosso projeto de reduzir barreiras territoriais para o fortalecimento da rede de apoio”, diz.
As salas equipadas permitirão que as assistidas recebam orientação jurídica especializada, encaminhamentos necessários e atendimento sigiloso, com base nos princípios da Lei Maria da Penha.
A inauguração da Sala Lilás no Fácil Aero Rancho integra o calendário especial preparado pelo Nudem para a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada entre 20 de novembro e 10 de dezembro.
Serviço
Inauguração Sala Lilás
Data: Quinta-feira (04/12)
Hora: 16h
Local: Fácil Aero Rancho

