Assessor para Assuntos Institucionais, Mateus Sutana (à direita), com representantes de órgãos parceiros. (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Vitor Ilis
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou na segunda-feira (1º) do encerramento da campanha Caixa Encantada – Doe um Brinquedo, Compartilhe Magia. O assessor para Assuntos Institucionais da Defensoria, defensor público Mateus Sutana, representou a instituição no evento que celebrou a arrecadação de mais de 126,8 mil brinquedos, que serão entregues a 517 instituições em 53 municípios do estado.
A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Riedel e da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, madrinha da ação. A campanha, que é uma iniciativa do Governo do Estado organizada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD), completa dez anos e, em cada edição, expande a atuação para beneficiar cada vez mais crianças em situação de vulnerabilidade social.
Mateus Sutana destacou a importância da participação da Defensoria Pública em mais uma edição.
“Temos o compromisso de atuar não somente na defesa jurídica dos direitos da população vulnerável, mas também em ações que promovam cidadania e dignidade. Participar da Caixa Encantada é contribuir para que crianças em situação de vulnerabilidade tenham acesso a momentos de alegria e possam vivenciar a magia do Natal. É uma honra fazer parte dessa mobilização que une toda a sociedade em torno de um objetivo comum”, afirmou.
A Corrida dos Poderes, realizada em outubro, foi a ação inicial de arrecadação da campanha, com a doação de brinquedos na retirada dos kits pelos participantes. Em 2023 a corrida arrecadou aproximadamente 2,5 mil brinquedos. Em 2024 esse número cresceu para 3,7 mil e em 2025 totalizou 4,2 mil brinquedos.
O período de arrecadação ocorreu entre 1º de outubro e 19 de novembro. A etapa de triagem aconteceu de 21 de novembro a 6 de dezembro. A entrega para as entidades será realizada entre 3 e 10 de dezembro.
A campanha conta com o engajamento de diversos órgãos públicos, instituições privadas, empresas parceiras e servidores estaduais, que se unem para levar alegria e magia às crianças beneficiadas. O objetivo é arrecadar brinquedos novos ou usados em bom estado, doados para crianças em situação de vulnerabilidade social atendidas por instituições cadastradas em Campo Grande e no interior.
Defensor Mateus Sutana e secretaria da Sead, Patricia Cozzolino. (Foto: Ellen Albuquerque)

