Defensoria de MS assume presidência do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais pela primeira vez

 

CNCG Fortaleza 7Corregedora-geral de MS, defensora pública Salete Nascimento, junto com membros eleitos da diretoria do CNCG. (Foto: DPE/CE)

 

Texto: Vitor Ilis

 

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, por meio da Corregedoria-Geral, participou da 89ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Corregedoras-Gerais e Corregedores-Gerais das Defensorias Públicas (CNCG), em Fortaleza (CE). Durante o evento, realizado nos dias 27 e 28 de novembro, a instituição alcançou um marco inédito com a eleição da corregedora-geral do Estado, Salete de Fátima do Nascimento, para a presidência do colegiado no biênio 2026/2027.

O encontro reuniu representantes de todo o país para debater pautas estratégicas voltadas ao aprimoramento dos serviços defensoriais. Entre os temas discutidos estiveram o funcionamento dos sistemas de intimações processuais no período que antecede o recesso forense, a valorização da maternidade na carreira, estratégias de enfrentamento ao assédio moral e a atuação nos tribunais superiores.

CNCG Fortaleza 6(À direita) subcorregedor-geral de MS, defensor público Marcos Perassolo. (Foto: DPE/CE)

 

Eleição

No encontro, a Defensoria sul-mato-grossense foi escolhida para liderar o Conselho. A gestão contará também com Roberta de Paula Caminha Melo (AC), Ana Patrícia Paes Landim Salha (PI), Marcelo Turella de Almeida (RS) e Clóvis Roberto Soares Muniz Barreto (AM).

Para a nova presidente eleita, a função demanda a articulação de esforços para padronizar procedimentos e fortalecer a atuação correicional em âmbito nacional.

“O cargo de presidente do CNCG é de grande relevância, pois coordena as ações integradas das Corregedorias-Gerais das Defensorias Públicas em todo o país, promovendo uniformização de práticas, aperfeiçoamento institucional e defesa dos direitos fundamentais”, afirmou Salete.

O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, enfatizou a importância da conquista para o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição no Estado.

“A Defensoria Pública de MS celebra este marco como um reconhecimento da dedicação e competência da Corregedora-Geral, que seguirá atuando para fortalecer a Defensoria Pública e garantir uma atuação cada vez mais eficiente e humanizada”, pontuou.

A cerimônia de posse da nova diretoria está prevista para março de 2026, no Rio de Janeiro (RJ).

 

CNCG Fortaleza 4Corregedoras e corregedores-gerais membros do CNCG em Fortaleza, CE. (Foto: DPE/CE)

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search