
O evento inaugurou oficialmente a programação estadual do mês dedicado à promoção da igualdade racial (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da Abertura do Novembro Negro 2025, no Auditório da Secretaria de Estado da Cidadania, em Campo Grande.
O evento inaugurou oficialmente a programação estadual do mês dedicado à promoção da igualdade racial, à valorização da população negra e ao enfrentamento ao racismo.
A instituição foi representada pelo defensor público Giuliano Stefan Ramalho de Sena Rosa.
Durante o evento, o defensor destacou o compromisso da Defensoria Pública com o combate ao racismo estrutural e institucional no Estado, ressaltando que a discriminação racial afeta diretamente o público atendido cotidianamente pela instituição.
“A participação na abertura oficial do Novembro Negro 2025 revela a preocupação institucional da Defensoria com o combate ao racismo no Estado, no sentido de que sejam fortalecidas políticas públicas que promovam a igualdade racial, especialmente porque o racismo, do ponto de vista individual e institucional, atinge a população em situação de vulnerabilidade, que diariamente frequenta as sedes da Defensoria Pública em todo o Estado, a exemplo de mães cujos pais não assumem suas responsabilidades, consumidores vítimas de discriminação pela cor da pele, pessoas negras residentes em comunidades desprovidas de oferta de serviços básicos, pessoas negras vítimas de abordagem indiscriminada por conduta suspeita”, afirma o defensor.
Com o tema “Por Reparação e Bem Viver”, a abertura do Novembro Negro reuniu representantes do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial (SubsRacial), da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e demais entidades da sociedade civil e do poder público. O evento integra a campanha “MS Sem Racismo”, iniciativa do Governo do Estado.

