
O trabalho faz parte do calendário permanente de inspeções da Corregedoria Nacional de Justiça (Foto: Ellen Albuquerque)
Texto: Guilherme Henri
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, participou da Solenidade de Abertura da Inspeção Ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), realizada na manhã dessa quarta-feira (5), no plenário do Tribunal Pleno.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: O defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini participou da abertura da inspeção do CNJ no TJMS, conduzida pelo ministro Mauro Campbell Marques. A ação busca fortalecer a transparência e a eficiência do Judiciário. Gasparini ressaltou a importância do processo para o acesso à Justiça. A Defensoria acompanha os trabalhos junto ao MPMS, PGE e OAB/MS.
A inspeção é conduzida pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), sob a coordenação do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional, e segue até sexta-feira (7).
“A presença do Conselho Nacional de Justiça é o compromisso de todo o sistema de Justiça com a transparência, o diálogo e a melhoria dos serviços prestados à população. A Defensoria Pública acompanha com atenção esse processo, que contribui para o fortalecimento das garantias institucionais e para a efetividade do acesso à Justiça”, afirmou Gasparini.
Durante o período, a equipe do CNJ analisará processos, documentos e rotinas de gestão administrativa e judiciária tanto na sede do TJMS quanto em unidades de primeira instância e em serventias extrajudiciais.
O trabalho faz parte do calendário permanente de inspeções da Corregedoria Nacional de Justiça e integra a política de aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional em todo o país, buscando fortalecer a transparência, a eficiência e o controle institucional do Poder Judiciário.
A Portaria nº 50/2025, que regulamenta a inspeção, determina a presença de juízes e servidores capacitados em cada unidade inspecionada, além da manutenção de acesso integral aos sistemas judiciais e administrativos. Também prevê o atendimento ao público durante os três dias de inspeção, mediante agendamento via WhatsApp (61) 2326-5494, no Salão Pantanal do TJMS, localizado na sede da Corte, no Parque dos Poderes.
A Defensoria Pública de MS foi uma das instituições convidadas oficialmente pelo CNJ a acompanhar os trabalhos, junto com o Ministério Público Estadual, a Procuradoria-Geral do Estado e a OAB/MS.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini (Foto: Vitor Ilis)

