
Cerimônia marcou o início do biênio 2025-2027 (Foto: Vitor Ilis)
Texto: Guilherme Henri
Com mais de três décadas dedicadas à Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, a defensora pública de 2ª Instância Salete de Fátima do Nascimento foi reconduzida para o quarto mandato como corregedora-geral da instituição.
A cerimônia de posse, realizada na quinta-feira (16), marcou o início do biênio 2025-2027 e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público e representantes da advocacia, em um ato de reconhecimento à trajetória da defensora e à relevância institucional da Corregedoria.
Compromisso com a ética
Em seu discurso, a corregedora destacou que a recondução representa a continuidade de um trabalho que tem como foco o aprimoramento da atuação institucional em todo o Estado.
“Esta nomeação representa para mim não apenas a continuidade de um trabalho institucional, mas uma reafirmação de compromisso com a ética, com a sociedade sul-mato-grossense e com os princípios que regem nossa atuação pública”, afirmou.
A corregedora também enfatizou que o fortalecimento da estrutura correcional será prioridade da nova gestão.
“A atuação da Corregedoria reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. Nosso objetivo é assegurar que o serviço público seja guiado pela dignidade, pela eficiência e pelo respeito aos direitos humanos. Defenderemos a criação de uma segunda subcorregedoria para ampliar o alcance das correições no interior do Estado”, declarou.
No ato, o defensor público de Segunda Instância Marcos Francisco Perassolo também foi emposado como subcorregedor-geral (Foto: Vitor Ilis)
Reconhecimento da trajetória
O defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, ressaltou a relevância da trajetória da corregedora ao longo de mais de três décadas na Defensoria.
“Hoje celebramos a recondução da defensora Salete ao cargo de corregedora-geral para o biênio de 2025/ 2027. Este feito simboliza não apenas a continuidade administrativa, mas também a confiança e o reconhecimento de toda a instituição pela sua história exemplar”, afirmou.
Durante sua fala, o defensor-geral, pontuou a importância da experiência e da sensibilidade da corregedora para a condução do órgão.
“Ser corregedor é um desafio muito grande. É preciso compreender as realidades das comarcas, corrigir rotas e melhorar fluxos com compromisso e inovação. A defensora Salete sempre demonstrou ética, firmeza e sensibilidade, valores que engrandecem nossa Defensoria”, completou.
Evento reuniu autoridades dos poderes Executivo, Judiciário, Ministério Público e representantes da advocacia (Foto: Vitor Ilis)
Valorização da Corregedoria
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que representou o governador Eduardo Riedel, enfatizou a função social da Defensoria e a importância do trabalho desempenhado pela corregedora-geral.
“A Defensoria é a porta de entrada da cidadania. Quem trabalha nela capitaliza não somente resultados materiais, mas valores espirituais, porque lida com as dores dos mais vulneráveis. Se a doutora Salete é reconduzida pela quarta vez, é porque compreendeu a essência dessa missão e a desempenha com maestria”, afirmou.
Barbosinha também reforçou a confiança do Governo do Estado na gestão da Defensoria e na continuidade das parcerias institucionais.
“Que Mato Grosso do Sul continue crescendo com inclusão, e a Defensoria Pública é protagonista nesse processo. A doutora Salete tem nosso respeito e apoio para seguir fortalecendo essa instituição essencial”, concluiu.
Colégio de Segunda Instância e defensor público-geral (Foto: Vitor Ilis)
Homenagem da classe
Falando em nome do Colégio de Defensoras e Defensores Públicos de Segunda Instância, o defensor público Fábio Rogério Rombi da Silva destacou a liderança da corregedora e seu legado institucional:
“A senhora sempre demonstrou espírito combativo, determinação e profundo senso de justiça. O cargo de corregedor exige sobriedade e compreensão da realidade dos assistidos. A doutora Salete reúne todos esses predicados e conduz essa missão com grandeza”, declarou.
Trajetória marcada pela dedicação
Natural de Passo Fundo (RS), Salete ingressou na Defensoria em 1991, iniciando sua carreira em Sete Quedas. Atuou em Iguatemi, Corumbá e permaneceu por 12 anos em Dourados, onde se destacou pela atuação em defesa dos direitos do consumidor e coordenação de defensorias cíveis. Em 2012, foi promovida à Segunda Instância e, em 2015, eleita pela primeira vez corregedora-geral.
Sua trajetória é marcada pela defesa da ética institucional, fortalecimento das estruturas da Defensoria e apoio à carreira dos defensores públicos.
“Este é um momento de celebração, mas também de renovação da responsabilidade. Continuarei trabalhando com dedicação e lealdade institucional para garantir que a Defensoria Pública esteja sempre pronta a atender quem mais precisa”, finalizou.
Corregedora-geral e família (Foto: Vitor Ilis)

