Atividade que percorreu Rio Paraguai faz parte do projeto Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial
Mulheres em ação: defensoras públicas e assessora jurídica durante atendimentos (crédito da foto: Israel Cabral)
Texto: Matheus Teixeira
Durante cinco dias, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul literalmente embarcou em uma ação importante para moradores de comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. Ela colaborou no projeto Juizado Especial Federal (JEF) Itinerante Fluvial – Tramo Norte do Rio Paraguai, nas proximidades de Corumbá e Ladário. Ao todo, a Defensoria prestou 172 atendimentos jurídicos.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS prestou 172 atendimentos jurídicos em comunidades ribeirinhas e indígenas durante o Juizado Especial Federal Itinerante Fluvial – Tramo Norte do Rio Paraguai, reforçando o acesso à Justiça no Pantanal.
Por parte da Defensoria Estadual, o mutirão pelas águas do Pantanal sul-mato-grossense foi encabeçado somente por mulheres: Renata Gomes Bernardes Leal, defensora de 2ª instância e gestora da Coordenadoria de Projetos e Convênios (CPEC), Carmen Lúcia Trindade Dutra, defensora titular da 10ª Defensoria de Execução Penal de Campo Grande, e Camila Saraiva dos Santos, assessora jurídica da 3ª Defensoria da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais da capital.
Carmen Lúcia Dutra (à esq.) e Renata Bernardes Leal em expedição pantaneira (crédito da foto: Cedida)
Na atividade itinerante houve orientação jurídica, ajuizamento de ações e demais medidas necessárias, inclusive extrajudiciais, para efetivação do acesso à Justiça e de promoção dos direitos humanos. Os atendimentos foram feitos em Barra de São Lourenço, na Fazenda Ilha Verde e na Escola Municipal Jatobazinho. Para chegar até esses locais, a expedição se deu com um navio da Marinha.
O JEF Itinerante Fluvial – Mediante todas as instituições públicas parceiras na atividade, houve 1.933 atendimentos, de acordo com dados apresentados pela coordenação da ação, que é do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e da Justiça Federal em Mato Grosso do Sul (JFMS).
Assista ao depoimento da defensora Renata Bernardes Leal sobre a participação da Defensoria no JEF Itinerante Fluvial:
Momento fofura com assessora jurídica Camila Saraiva dos Santos (crédito da foto: Israel Cabral)
Diversas instituições públicas colaboraram no JEF Itinerante Fluvial – Tramo Norte do Rio Paraguai (crédito da foto: Israel Cabral)
Maior planície inundável do mundo, Pantanal é riquíssimo em biodiversidade (crédito da foto: Israel Cabral)