Ação fez parte do programa municipal Governo no Bairro; local visitado pela Defensoria foi Benedito Rondon
Defensor João Pedro Nascimento concede entrevista para imprensa local (crédito da foto: Defensoria de MS)
Texto: Matheus Teixeira
A Defensoria Pública levou os seus serviços às ruas de Rio Brilhante para facilitar a vida dos moradores. No dia 13, sábado, o defensor público substituto João Pedro Rodrigues Nascimento esteve com sua equipe nesse mutirão, no qual ajuizou ações na área de Direito de Família e prestou orientações jurídicas.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS participou do programa Governo no Bairro, em Rio Brilhante, levando serviços jurídicos gratuitos à população. A ação facilitou o acesso à Justiça e promoveu inclusão social no bairro Benedito Rondon.
As atividades gratuitas da Defensoria, em frente à Estratégia Saúde da Família (ESF) Fauzer Saliba, foram realizadas em contribuição ao programa municipal Governo no Bairro – etapa do bairro Benedito Rondon.
“Descentralizamos os serviços oferecidos pela Defensoria, permitindo que a pessoa não precise se deslocar do seu trabalho em horário comercial para comparecer até a sede”, expõe o defensor.
Além dos serviços prestados pela Defensoria, cidadãs e cidadãos puderam receber atendimentos variados, como emissão de boletos e certidões negativas, orientações previdenciárias e sobre tributos, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O programa tem por finalidade levar diretamente às comunidades diversos serviços que, em regra, exigem o deslocamento da população”, contextualiza o prefeito, Lucas Centenaro Foroni. As próximas etapas deverão ser mensais, em bairros e no distrito de Prudêncio Thomaz, e a Defensoria será novamente convidada, conforme adianta o chefe do Poder Executivo Municipal.
Para Nascimento, aproximar Defensoria e comunidade local e estreitar os laços do órgão com os Três Poderes contribui para o oferecimento dos melhores serviços para a população rio-brilhantense em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “A participação da Defensoria contribui significativamente para a inclusão social, dignidade e bem-estar da população local”, finaliza o membro da instituição.