A ação foi conduzida pela defensora pública Taís Soares Vieira Ferretti (Foto: DPEMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou uma atividade educativa e de reflexão no Instituto Penal de Campo Grande, com foco em homens privados de liberdade por crimes relacionados a feminicídio, violência doméstica e crimes sexuais.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS realizou no Instituto Penal de Campo Grande uma ação educativa com presos por violência contra a mulher, com palestra, filmes e roda de conversa. A atividade estimulou reflexões sobre respeito e igualdade e contou com apresentação musical de internos.
A ação foi conduzida pela defensora pública Taís Soares Vieira Ferretti, a convite da psicóloga da unidade, Patrícia Gabriela, e incluiu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, a exibição do curta-metragem “Acorda Raimundo, acorda” e do documentário “O silêncio dos homens”.
Após as apresentações, foi promovida uma roda de conversa entre a Defensoria e os participantes.
Reflexão e diálogo
Conforme a defensora que atua na Casa da Mulher Brasileira, durante o encontro, as pessoas privadas de liberdade puderam compartilhar vivências, fazer perguntas e expressar percepções sobre os conteúdos exibidos.
“Muitos relataram experiências familiares marcadas pela ausência de afeto e pela violência, reconhecendo a importância de refletir sobre novas formas de relacionamento baseadas no respeito e na igualdade”, detalhou.
Além disso, a defensora destacou a relevância da atividade.
“Foi uma das experiências mais marcantes da minha carreira, especialmente pela abertura ao diálogo e pelo envolvimento demonstrado por essas pessoas presas. Acredito que momentos como esse têm impactos positivos, pois permitem reflexão, escuta e a possibilidade de construir novas perspectivas para o futuro”.
Cultura e ressocialização
A atividade contou ainda com a apresentação da orquestra formada por pessoas privadas de liberdade no Instituto Penal, que executou a canção “Camila”.
Atividade educativa e de reflexão foi realizada no Instituto Penal de Campo Grande (Foto: DPEMS)