O evento, organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Foto: DPMS)
Texto: Guilherme Henri
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul participou da V Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Campo Grande.
Resumo da notícia feito com Inteligência Artificial (IA), editado por humano: A Defensoria Pública de MS participou da V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em Campo Grande, reforçando seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e a construção de políticas públicas inclusivas, em preparação para a etapa nacional em Brasília.
A instituição foi representada pela coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Kricilaine Oliveira Souza Oksman, acompanhada pela defensora pública de 2ª Instância Neyla Mendes, defensora Thais Dominato, e servidoras Amélia Luna e Kátia Motti.
O evento, organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), vinculado à Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), trouxe como tema desta edição “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”.
A conferência reuniu representantes do poder público e da sociedade civil com o objetivo de debater, propor e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres em todo o estado.
A Conferência Estadual integra as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (Foto: DPMS)
Compromisso institucional
A coordenadora destacou na solenidade a relevância do encontro após dez anos desde a última edição da conferência e reforçou o papel da Defensoria Pública na promoção da igualdade de gênero.
“A Defensoria Pública, por meio do Nudem, participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres com a responsabilidade de somar esforços na construção de um Estado mais democrático, justo e igualitário. Depois de uma década desde a última Conferência, este é um momento histórico de reencontro e de reafirmação de compromissos. O objetivo central é fortalecer e ampliar políticas públicas para as mulheres, a partir da perspectiva da interseccionalidade, assegurando democracia, igualdade e, sobretudo, voz e representatividade a todas as mulheres em sua diversidade. Para a Defensoria Pública, estar presente nesse espaço é essencial para ouvir, dialogar e transformar essas escutas em atuação concreta na defesa e promoção dos direitos das mulheres em todo o Estado”.
Construção coletiva
A Conferência Estadual integra as etapas preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, prevista para acontecer em Brasília, e busca consolidar propostas elaboradas nos municípios sul-mato-grossenses.