Defensoria Pública apoia projeto que promove a discussão racial por meio da leitura

Projeto Leitura

(Texto: Guilherme Henri)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul apoia o projeto “Clube de Leitura: Letramento racial” promovido pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos de MS (Adep/MS).

Idealizado pelas defensoras públicas Camila Maués dos Santos Flausino e Maria Clara de Morais Porfírio, a iniciativa tem o objetivo de promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias sobre questões raciais por meio da leitura temática.

Conforme a defensora pública Camila Maués Flausino, o clube de leitura é aberto a defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores da instituição.

“As sessões serão realizadas de maneira virtual periodicamente. A mediação ficará a cargo de uma defensora pública que, se reconheça como negra, de forma a estimular seu protagonismo, considerando a existência do racismo estrutural presente nas instituições que compõem o sistema de justiça”, explicou a defensora pública.

A defensora Maria Clara afirma que estão previstos sete encontros.

“As sugestões das obras seguiram os critérios de acessibilidade, livros de até R$ 50,00, aproximadamente, relevância e quantidade de páginas (até 250, preferencialmente). Na abertura do encontro, a mediadora apresentará brevemente o livro e a biografia do autor ou da autora e passará a palavra, em seguida, aos participantes, extraindo deles suas impressões, que pontos gostaram ou que não gostaram, sempre provocando debates”, detalhou.

Inscrições

O prazo para efetuar as inscrições será de 1º a 16 de outubro de 2020. No total, serão disponibilizadas 20 vagas.

O interessado deverá manifestar a intenção enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Em seguida, o participante receberá um email automático com o formulário para preenchimento.


(Link: https://camilam268858.typeform.com/to/yZjscZUS).

O processo de inscrição somente será concluído após o preenchimento do formulário.

 

Defensoria Pública-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul

Search